Produtores

QUINTA DOS CURRAIS

Com uma área de 130ha, a Quinta dos Currais está situada entre as serras da Gardunha e da Estrela, dedicando-se à produção de vinho, mel e azeite.

Localizado no coração da Cova da Beira, entre as montanhas de Gardunha e Estrela, na freguesia de Capinha, município de Fundão, “Quinta dos Currais, Sociedade Agrícola Lda.”, nasceu de um projeto para criar, nesta região, um vinho que cresce em moldes modernos, com castas da Beira Interior, que foram traduzidas na elaboração de um vinho de alta qualidade. A vinha, com uma área de 30ha, faz parte de um total de 130ha que compõem a “Quinta dos Curais”, que também inclui uma floresta e um olival.

Os proprietários, um par de viticultores de terceira geração, optaram por um projeto de forma moderna, que foi inicialmente completamente plantado em 1996 para o 30ha de vinhas, exclusivamente com castas típicas da região, fazendo o máximo da exposição Norte-Sul e solo de xisto. Nas castas brancas, foram plantadas Arinto, Síria e Fonte-Cal; nas variedades vermelhas de Castelão, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Rufete.
Em uma segunda fase, uma adega equipada com a tecnologia enológica mais moderna foi construída, desde o decanter até a prensa automática, bem como uma planta fria, um laboratório devidamente equipado, armazenamento e tanques de fermentação e uma moderna linha de engarrafamento e rotulagem. Apesar de toda a tecnologia presente na cave, Quinta dos Currais ainda opta por um vintage tradicional, com coleta manual para cestas, considerando que isso permite um melhor controle de todo o processo de vinificação. Hoje, com um potencial de produção anual equivalente a cerca de 180.000kl de vinho tinto e 30.000kl de vinho branco, a Quinta incorpora totalmente todo o processo de produção, usando apenas seu próprio material para produzir os vinhos que comercializa.
Em 2004 Quinta dos Currais A Sociedade Agrícola foi estabelecida, um negócio familiar composto pelo casal dos proprietários e seus três filhos. A gestão da Quinta passou então para as mãos das duas filhas mais antigas do casal, com a área de Relações Públicas sendo o filho mais jovem e na direção, os proprietários. A gestão da adega é feita pelo Eng. Manuel Rodrigues, que esteve envolvido no “Quinta dos Currais” projeto desde a sua criação. Apoiá-lo em seus deveres tem um assistente de adega e, ocasionalmente, trabalhadores sazonais contratados da população da região onde a fazenda está localizada. A Quinta também tem uma parceria com uma equipe de enólogos, “Vines and Wines”, que monitora de perto todo o trabalho na adega e vinha, ao longo do ano.